Projeto Político Pedagógico

“Formar cidadãos que se realizem e contribuam eficientemente para a construção de uma sociedade amorosa, diversa, justa e sustentável”

Nossa missão é: “Formar cidadãos que se realizem e contribuam eficientemente para a construção de uma sociedade amorosa, diversa, justa e sustentável.” Para cumprir tal objetivo, a Cooeduba construiu uma proposta pedagógica que visa acompanhar os avanços educacionais e proporcionar aos estudantes uma educação transformadora de qualidade. Para tanto, nos comprometemos a atualizar nossa proposta continuamente considerando os princípios teóricos fundamentais da comunidade em diálogo com as mudanças da sociedade e dos avanços do saber no campo da educação. Adotamos como princípios fundamentais:

  1. O sócio-construtivismo:
  • Interação com todos é nosso modo de aprendizagem. Salas de aula multifocais, onde todos têm oportunidades de produzir, falar e escutar.
  • Compartilhar ideias é nossa rotina. Buscamos ensinar por meio de rotinas de aprendizagem que valorizam o pensar e a construção coletiva do conhecimento, baseadas no hábito de formular e tornar visíveis pensamentos criativos e complexos.
  • Desafio constante é nossa cultura. Nossa comunidade valoriza conhecer e questionar concepções próprias e historicamente construídas dentro da zona de desenvolvimento proximal de cada membro.
  1. A pedagogia para a autonomia
  • Ética Crítica porque seres humanos precisam reconhecer que são inacabados e que operam a partir de vieses próprios. Portanto, o que se deve esperar da educação não é uma neutralidade política (que é impossível), mas um respeito crítico e a celebração da diversidade. Para tanto, educadores devem ser referência de pensamento reflexivo, superando uma curiosidade ingênua e modelando uma curiosidade epistemológica. Devem arriscar, estarem abertos ao novo e rejeitar qualquer forma de preconceito.
  • Competência Científica é instrumento para emancipação de estudantes e ferramenta de trabalho de educadores. Isto porque ensinar para transformação exige constatação, apreensão, construção e reconstrução da realidade. E também necessita da aplicação de saberes técnicos e estéticos próprios da educação para estimular a criticidade e a curiosidade de todos estudantes sem exclusões.
  • Amorosidade autêntica não é uma afetividade sentimentalista, muito menos uma busca de validação ou intimidade, mas um zelo pelo cultivo de um espaço pedagógico livre e inclusivo, um caminhar junto na luta pelo direito de cada um de explorar o espaço público e se descobrir.
  1. A educação por projetos
  • Planejamento
    • Escolha e alinhamento de objetivos de aprendizagem;
    • Escolha de problema/pergunta desafiadora e autêntica;
    • Mapeamento de percursos e opções dos estudantes;
    • Construção de ciclo avaliativo;
    • Escolha de produto final e audiência.
    • Execução
    • Disparo e sustento da investigação;
    • Estabelecimento da rotina e da cultura de sala;
    • Diferenciação do ensino;
    • Ciclos formativos de avaliação e crítica;
    • Apresentação final, avaliação somativa e reflexão do processo.
  1. O cooperativismo.
  • Cooperação democrática. Na Cooeduba o cooperativismo substitui a relação escola-clientela e cria uma comunidade de aprendizagem para cooperados e suas famílias. O que tem mais valor são as pessoas e quem dita as regras é o grupo. Todos constroem e ganham juntos.
  • Transformação. Ser cooperativista é querer impactar não só a própria realidade, mas também a da comunidade e a do mundo. É espalhar sonhos e mostrar que é possível alcançá-los sem deixar ninguém para trás.
  • Equilíbrio. Ser cooperativista é acreditar que é possível colocar do mesmo lado o que à primeira vista parece ser oposto: o econômico e o social, o individual e o coletivo, a produtividade e a sustentabilidade.