Ensino Fundamental – Anos Iniciais
1º ao 5º ano
Autonomia é saber fazer escolhas com responsabilidade pelos próprios atos. É saber posicionar-se e elaborar projetos pessoais e coletivos, cooperativamente. É ter discernimento, organizar-se em função de metas eleitas e estabelecer critérios elegendo prioridades e princípios éticos.
Projeto Político Pedagógico
A entrada para o Ensino Fundamental é um momento particular na vida de todas as crianças. É um acontecimento que envolve toda a família, pois representa o início da educação oficial e o ingressar no mundo dos adultos, através da maior sistematização na aprendizagem da leitura e escrita e progressiva conquista de saberes.
Crescidos, curiosos e muito mais organizados em relação às obrigações escolares e aos seus objetos, as crianças durante o Ensino Fundamental I ganham autonomia em relação aos adultos que os cercam. Já podem realizar muitas tarefas sozinhas e também serem ajudantes em outras situações. No entanto, essa autonomia é relativa. Já sabem o que podem e o que ainda não podem realizar sem os adultos e utilizam melhor a linguagem para falar e comunicar pensamentos, pedir informações e ajuda. Porém essas crianças em muitos e diferentes momentos ainda necessitam da experiência e apoio dos adultos para enfrentar situações com que se defrontam.