Autonomia é saber fazer escolhas com responsabilidade pelos próprios atos. É saber posicionar-se e elaborar projetos pessoais e coletivos, cooperativamente. É ter discernimento, organizar-se em função de metas eleitas e estabelecer critérios elegendo prioridades e princípios éticos.
Projeto Político Pedagógico
A entrada para o Ensino Fundamental é um momento particular na vida de todas as crianças. É um acontecimento que envolve toda a família, pois representa o início da educação oficial e o ingressar no mundo dos adultos, através da maior sistematização na aprendizagem da leitura e escrita e progressiva conquista de saberes.
Crescidos, curiosos e muito mais organizados em relação às obrigações escolares e aos seus objetos, as crianças durante o Ensino Fundamental I ganham autonomia em relação aos adultos que os cercam. Já podem realizar muitas tarefas sozinhas e também serem ajudantes em outras situações. No entanto, essa autonomia é relativa. Já sabem o que podem e o que ainda não podem realizar sem os adultos e utilizam melhor a linguagem para falar e comunicar pensamentos, pedir informações e ajuda. Porém essas crianças em muitos e diferentes momentos ainda necessitam da experiência e apoio dos adultos para enfrentar situações com que se defrontam.
1º ao 5º ano
Em todos os anos do Ensino Fundamental I temos professores especialistas nas disciplinas de Inglês, Educação Física, Informática, Música e Artes.
1º ao 3º ano
Do 1º ao 3º ano há um único professor polivalente para as disciplinas de Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, História e Geografia.
4º e 5º anos
No 4º e 5º anos essas disciplinas são divididas em frentes com mais de um professor, preparando-os para os ciclos seguintes.
A escola baseia-se na aplicação de uma filosofia de educação sócio-construtivista com ênfase no cooperativismo, dinâmica que busca a renovação permanente de uma consciência social, crítica, solidária e democrática, com o desenvolvimento de projetos curriculares contextualizados na realidade escolar.
É uma organização sem fins lucrativos formada por famílias, estudantes, professores e funcionários de uma escola, que trabalham juntos para melhorar a qualidade da educação e criar um ambiente escolar de acordo com seus valores. Elas são geralmente financiadas por contribuições dos membros e podem ser usadas para financiar programas educacionais, equipamentos e instalações. No nosso caso, são as famílias que governam e financiam nossa cooperativa por meio de um planejamento contínuo e rateio mensal das despesas.
Nossa cooperativa está sempre buscando por educadores apaixonados que desejam resistir conosco e ajudarem a construir uma alternativa única de educação verdadeiramente transformadora. Se você deseja se candidatar para integrar nossa equipe, envie seu currículo para: secretaria@cooeduba.com.br